All for Joomla All for Webmasters

Meio ambiente

PROGRAMA BANDEIRA AZUL

A Marina Kauai foi contemplada com o Bandeira Azul, selo ambiental internacional concedido às marinas que fazem um esforço especial para gerenciar suas ações com respeito ao ambiente e a natureza local.

Para obter o Bandeira Azul, a Marina Kauai teve que cumprir uma série de critérios relacionados a seis áreas principais: informação e educação ambiental, gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água, responsabilidade social corporativa e envolvimento social comunitário.

Esses critérios são constantemente aprimorados, sempre visando a melhoria ambiental e a solução de problemas ambientais relevantes para a região.

FATOS SOBRE O PROGRAMA BANDEIRA AZUL

O Programa Bandeira azul foi criado em 1985 na França, por uma instituição internacional sem fins lucrativos “FEE – Foundation for Environmental Education” (www.fee.global) e passou a ser implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.

Atualmente 50 países participam do programa, sendo que no Brasil, o operador nacional é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (wwww.iarbrasil.org.br), membro desde 2005.

O Bandeira Azul é um selo de carácter socioambiental amplamente reconhecido no mundo e cujo objetivo principal é elevar o grau de conscientização da sociedade e gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiros e lacustres, incentivando a busca por qualidade, podendo ser aplicado a praias e marinas (marítimas, lacustres e fluviais).

A Bandeira Azul é dada para uma temporada de cada vez e a licença só é válida enquanto os critérios são cumpridos, devendo ser baixada no caso de não cumprimento das ações propostas ou acidentes ambientais. Cabe à organização FEE Nacional – Instituto Ambientes em Rede a monitoração dos locais durante a temporada.

Você pode ajudar o programa fazendo ações:

  • Siga o código de conduta com relação aos ambientes naturais e segurança;
  • Use produtos ecologicamente corretos para pintar e limpar sua embarcação;
  • Denuncie violações do código de conduta e da legislação;
  • Economize água, eletricidade e combustível;
  • Deposite os resíduos sólidos de maneira correta nas lixeiras;
  • Incentive outros navegadores a seguir o código de conduta da marina;
  • Participe das atividades de educação ambiental.

Os responsáveis local, nacional e internacional do Programa Bandeira Azul devem ser contatados em caso de irregularidade e para sugestões. Desta maneira você pode assegurar que os padrões Bandeira Azul sejam alcançados e que o programa seja constantemente aprimorado!

© 2017 Marina Kauai - Todos os direitos reservados. Av. Marginal Lamberte, 975 – Saco da Ribeira – Ubatuba. Tels.: 012 3842-3670 / 3842-4288 | Coordenadas 23º 30` 00.0″S 45º 07’ ́00.0” W | VHF canal 68